logo-circuito-ubu.svg

[Conteúdo] Barcelona, a cidade digital

|

3 minutos de leitura

Sobre o projeto da Cidade Digital de Barcelona

As tecnologias digitais redefiniram a vida urbana no século XXI. A digitalização pode melhorar a vida de nossas cidades e Barcelona deve continuar sendo um importante ponto de referência global, quer se pense em promover os interesses dos cidadãos ou maximizar retornos ao público. Aspiramos a continuar com os nossos esforços vinculando inovação a valores como justiça social e econômica, solidariedade, ética e igualdade de gênero.

A prioridade de Barcelona é ir além do conceito de cidade inteligente e aproveitar ao máximo as oportunidades trazidas por tecnologias baseadas em dados altamente transformacionais.

Como nos comprometemos em colocar as necessidades das pessoas no centro da Agenda Digital, não nos contentamos com uma abordagem restrita à tecnologia, focada apenas em redes de sensores, dispositivos e conectividade – uma abordagem que, com muita frequência, resulta em importante infraestrutura gerenciada por grandes corporações estrangeiras.

Os serviços públicos de última geração baseados em tecnologia significarão melhor feedback, governo mais eficiente e comunidades mais engajadas. Por exemplo, redes inteligentes de transporte público podem melhorar o congestionamento, oferecer melhor mobilidade e mais espaço verde para todos os cidadãos, enquanto reduzem os custos de energia em geral.

A conectividade pública e uma implantação de infraestrutura digital cívica em larga escala permitirão um melhor aprendizado e melhores habilidades digitais para todos os cidadãos, ajudando a diminuir o fosso digital. Ter uma estratégia clara de investimento, desenvolvimento e implantação de pesquisa e inovação de longo prazo é um elemento-chave na criação de melhores políticas sociais como habitação social, redução da pobreza energética, melhoria dos resultados da saúde e adição de empregos significativos e de alta qualidade.

Do ponto de vista econômico, estamos apresentando uma estratégia de inovação e tecnologia inclusiva e orientada para a missão. Com políticas e instrumentos públicos adequados, a tecnologia pode ser a força motriz que promoverá uma economia mais inclusiva, sustentável e inteligente. Essa economia, tendo colocado as questões digitais em sua essência, também reduzirá as desigualdades sociais e econômicas, garantirá a soberania da tecnologia e dos dados, democratizará o acesso ao conhecimento, protegerá os direitos digitais e garantirá a autodeterminação informacional dos cidadãos.

Barcelona tem como objetivo criar uma nova e poderosa visão, onde a tecnologia é um instrumento para capacitar as pessoas e transformar a cidade. Em uma cidade verdadeiramente democrática, os cidadãos devem poder acessar o conhecimento comum, os dados abertos e as infra-estruturas de informação pública da cidade, a fim de obter serviços públicos melhores e mais acessíveis e uma melhor qualidade de vida.

Barcelona aspira a liderar uma transição para a soberania tecnológica que permite ao governo e aos cidadãos decidir e articular suas próprias prioridades no uso de inovações tecnológicas na criação de benefícios públicos.

Isso implica em encontrar maneiras de recuperar parte do conhecimento crítico, bem como as principais infraestruturas de dados e tecnologia que, com muita freqüência, permanecem nas mãos de alguns grandes fornecedores de serviços multinacionais. Além disso, a agenda de soberania tecnológica, sustentada pela adoção de software de código aberto, arquiteturas abertas, padrões abertos e ética de dados, deve servir ao bem comum.

Esperamos que isso gere novos modelos econômicos produtivos e justos e facilite o compartilhamento de conhecimento entre cidades,

Portanto, evoluímos de um processo de cima para baixo para um de baixo para cima, promovendo a inteligência coletiva e envolvendo todos os principais atores do ecossistema de inovação da cidade.

[wpmem_form login]


Postagens recentes


Veja outras postagens sobre este livro:

[display_search_form]

livro da próxima caixinha

Catástrofe ancestral – Existências no liberalismo tardio

Elizabeth Povinelli

Faça parte do clube!

Assine o circuito hoje

Fique por dentro do debate contemporâneo

R$ 69,90

/mês

R$ 79,90

/mês

Você tem 0 leituras selecionadas