Ficha – Março 2023

|

2 minutos de leitura

TÍTULO   Geontologias – Um réquiem para o liberalismo tardio

AUTORA   Elizabeth Povinelli

TRADUÇÃO   Mariana Ruggieri

304 pp.  

“Se todas as formas de vida estão sendo afetadas por uma única forma de vida, elas não deveriam poder dizer algumas palavras sobre como o planeta é governado?”

Neste livro Povinelli aborda a resistência indígena em face da exploração de minérios em seu território e da falta de apoio governamental para a sobrevivência de suas tradições e de seus conhecimentos ancestrais. 

Além disso, ela apresenta sua teoria filosófica sobre o que chama de geontopoder, que é a governança diferenciadora entre a vida e a não-vida (diferente do biopoder foucaultiano, que governa sobre a vida e a morte), e sua consequente geontologia, que leva em conta o que fica de fora da biopolítica por estar no campo do não vivo: as rochas, o vento etc.

Conteúdo complementar

O que dizem os Circuiters

Sobre a autora

ELIZABETH POVINELLI nasceu em 3 de fevereiro de 1962 na cidade de Buffalo, estado de Nova York, e doutorou-se em Antropologia pela Universidade Yale em 1991. É professora de Antropologia e Estudos de Gênero na Universidade Columbia, em Nova York, onde ocupa a cátedra Franz Boas. Nessa instituição, foi diretora do Institute for Research on Women and Gender e codiretora do Centre for the Study of Law and Culture . Em 2011, foi premiada pelo German Transatlantic Program e passou a integrar a American Academy in Berlin. Em 2018, foi eleita membra da Australian Academy of the Humanities . Atua também na área audiovisual, sendo uma das membras fundadoras do Karrabing Film Collective.

 

Obras selecionadas

Routes/Worlds. Berlim/New York: Sternberg/e-flux, 2022. Between Gaia and Ground: Four Axioms of Existence and the Ancestral Catastrophe of Late Liberalism. Durham: Duke University Press, 2021.

The Inheritance. Durham: Duke University Press, 2021. Economies of Abandonment: Social Belonging and Endurance in Late Liberalism. Durham: Duke University Press, 2011.

“Digital Futures”. Vectors Journal of Culture and Technology in a Dy- namic Vernacular, 3 fev. 2009.

The Empire of Love: Toward a Theory of Intimacy, Genealogy, and Carnality. Durham: Duke University Press, 2006.

“Technologies of Public Forms: Circulation, Transfiguration, Recog- nition”. Public Culture, v. 15, n. 3, 2003.

The Cunning of Recognition: Indigenous Alterities and the Making of Australian Multiculturalism. Durham: Duke University Press, 2002.

“Radical Worlds: The Anthropology of Incommensurability and In- conceivability”. Annual Review of Anthropology, v. 30, out. 2001.

Labor’s Lot: The Power, History and Culture of Aboriginal Action. Chicago: University of Chicago Press, 1994.

livro da próxima caixinha

Comida comum

Neide Rigo

Leia também

Não foram encontrados artigos relacionados.

Faça parte do clube!

Assine o circuito hoje

Fique por dentro do debate contemporâneo

R$ 69,90

/mês

R$ 79,90

/mês

Você tem 0 leituras selecionadas