Ícone de lupa
Ícone de lupa
Ícone de lupa

curta-circuito

Mancuso: “Retirar o asfalto e colocar rios de árvores”

Por Ubu editoria

Fitópolis, de Stefano Mancuso (Ubu Editora, 2026).

Nas páginas que o neurobiólogo vegetal Stefano Mancuso consegue, como sempre, transformar em breves capítulos de narrativa, há dezenas de exemplos e histórias que nos fazem compreender o quanto o destino das cidades depende de como nós olhamos para a natureza, já que, hoje em dia, a removemos do nosso olhar.

O apoio mútuo é apenas um dos modelos que a sociedade humana poderia tomar emprestado do mundo natural para entender como construir melhor as cidades. Mas, para colocar esses modelos em prática, escreve Mancuso em seu livro, é preciso coragem.

Parece que também falta coragem para reconhecer a autoridade científica das soluções que vocês, pesquisadores, apresentam em relação ao problema ambiental. Uma miopia inexplicável e perigosa. Se pensarmos no que está acontecendo com a humanidade, nós vivemos e viveremos cada vez mais em um planeta finito, no qual os recursos escasseiam e não são suficientes para sustentar o nosso ritmo de consumo.

O outro problema que nunca levamos em consideração é que, além de aumentar as emissões de dióxido de carbono, cortamos algo entre mil e dois mil bilhões de árvores que, ao contrário, absorvem o dióxido de carbono e, portanto, são fundamentais. As plantas, mas sobretudo as árvores, porque têm muitas folhas, absorvem muito dióxido de carbono; portanto, a solução é evidente e é uma só, já viável a partir de agora: cobrir o nosso planeta de árvores.

Mas, se a solução já está disponível, o que ou quem está esperando para colocá-la em prática? Outro paradoxo da humanidade: os tecnólogos dizem “inventaremos algo para resolver o problema”, e eu digo: inventem rápido, apressem-se! Essas soluções precisam ser rápidas e ter um balanço positivo, porque, embora plantar uma árvore seja algo bom e justo, muitas vezes até mesmo desenvolver uma dessas tecnologias tem efeitos negativos que não consideramos; pensamos apenas nos resíduos gerados para inventá-las.

Quando se trata de dizer “vamos construir uma cidade em Marte”, ninguém se escandaliza, mas se eu digo “vamos plantar mil bilhões de árvores”, então essa ideia se torna insana.

No entanto, exemplos de florestação urbana espalhados pelo mundo existem há décadas. Em Fitópolis, a cidade viva, o senhor cita a cidade de Curitiba, no Brasil, e seu prefeito visionário Jaime Lerner, que, nos anos 1970, de um dia para o outro tornou um bairro inteiro exclusivo para pedestres, então prisioneiro dos carros, plantando centenas de árvores, instalando bancos e acrescentando plantas floridas sempre que cidadãos irritados as roubavam. Hoje, Curitiba ganha prêmios de sustentabilidade e é um modelo no mundo.

A maior parte da humanidade vive nas cidades, e as cidades são lugares muito mais quentes do que o restante do planeta; estamos falando de dados efetivamente medidos, de pelo menos três graus a mais. Isso faz com que, durante o verão, haja ondas de calor cada vez mais longas e intensas, com efeitos práticos na vida das pessoas, porque elas morrem muito mais rapidamente do que antes. Portanto, as administrações das cidades deveriam, obviamente, preocupar-se прежде de tudo com os cidadãos e sua saúde e, assim, reduzir as temperaturas urbanas.

Como fazer isso?

Stefano Mancuso: De vez em quando surgem soluções, como Bill Gates, que propõe lançar na atmosfera partículas que reduziriam a irradiação solar em 3–4–5% do planeta. Evidentemente, são soluções de pessoas que não têm a menor ideia do que é a vida e de quais são as complexidades dos ecossistemas.

Porque é verdade que talvez essas partículas reduzam a irradiação solar, mas as consequências são absolutamente imprevisíveis, e não me sinto à vontade para recomendá-las como experimento! A única solução que realmente consegue baixar a temperatura de uma cidade é cobri-la de árvores.

Porque, se por um lado as árvores limitam parcialmente a irradiação ao fornecer sombra, por outro, de forma significativa, produzem o efeito de um ar-condicionado. Se colocadas nas posições certas e em quantidades adequadas, conseguem reduzir a temperatura em vários graus — até 5–6 graus a menos — o que muda completamente a perspectiva de uma cidade.

Não por acaso o senhor fala em bosques urbanos e em ruas das árvores. Isso não é exagero? Para nos salvar, nossas cidades deveriam se tornar isso?

É preciso bom senso e, novamente, coragem. Quando não há mais espaço, é preciso perguntar como ele foi utilizado. Ver-se-á que a maior parte é ocupada por edifícios que não podem ser mexidos, mas depois há cerca de 30% constituídos por vias impermeáveis, asfaltadas, que são o reino dos carros.

É realmente necessário, em 2024, que 30% de uma cidade seja dedicado ao transporte automobilístico e que o trânsito de pessoas seja proibido? Essa é uma questão paradoxal! Deveríamos ter a coragem, uma visão que nos permita fechar uma parte significativa das nossas ruas, nivelá-las, retirar o asfalto e colocar rios de árvores. Mas o que é preciso fazer é algo ainda mais ambicioso.

Quando olhamos as fotos das nossas praças — por exemplo, a Praça do Duomo, em Milão, a Praça do Plebiscito, em Nápoles, a Praça Pitti, em Florença, a Praça do Povo, em Roma — apenas trinta ou quarenta anos atrás eram estacionamentos a céu aberto, uma extensão de carros. Hoje, ao olhar essas fotos, parece realmente que estamos vendo restos de um passado bárbaro, em que estávamos obnubilados pela paixão pelos automóveis a ponto de destruir nossas cidades; e, no entanto, estamos falando de poucos anos atrás.

Assim, da mesma forma, se começássemos a fechar nossas ruas, em poucos anos ninguém mais perceberia isso, e seria normal viver em ruas das árvores!

Há alguma cidade na Itália que tenha começado a construir as “ruas de árvores”?

Que eu saiba, não. Não apenas na Itália, diria no mundo. As ruas das árvores exigem uma vontade da cidadania e uma vontade política.

Na sua opinião, qual é o motivo? Há um trabalho de educação cívica e cultural a ser feito?

Hoje, quando se fala em educação, ela quase é ridicularizada como algo impossível de realizar. Mas por que digo isso? O nosso povo — a Itália — era um povo de analfabetos no século passado; hoje fizemos grandes progressos. Claro que é possível educar, e até muito rapidamente! Precisamos fazer entender que os problemas de que estamos falando atingem a esfera de cada um de nós; não são diferentes dos problemas econômicos e sociais.

Os problemas ambientais são o principal problema social e serão o principal problema econômico, e afetarão cada um de nós de forma direta e imediata. Ainda hoje, a questão ambiental na Itália interessa a uma parcela marginal das interessa a uma parcela marginal das pessoas, inclusive entre adolescentes e jovens.

Não é verdade que eles estejam envolvidos o suficiente; todos deveriam ter isso como prioridade fundamental. Estamos falando da vida deles! Mas a tendência é sempre not in my backyard (“não no meu quintal”). Se chegam ao seu bairro e dizem que vão fechar a rua para fazer uma rua das árvores, surgem barricadas. Isso acontece porque não há conhecimento; se houvesse consciência, isso não aconteceria.

O senhor está nos recebendo na sede da Pnat, Project Nature, onde fundou esse think tank composto por designers e cientistas vegetais que adaptam à prática do design estratégias inspiradas no mundo vegetal. São as nature-based solutions: a mensagem é observar como as plantas se comportam e replicar suas soluções em nossos ambientes, correto

Existe essa ideia, arraigada na população, de que será a tecnologia que nos salvará e tornará o futuro radioso. Mas o que é essa tecnologia? Todas as soluções que projetamos aqui na Pnat são soluções baseadas na natureza, mas, na minha opinião, são altamente tecnológicas. Tecnologia também é o uso da natureza; a biologia é uma enorme e maravilhosa mina de soluções, e não enxergar isso está ligado à banalidade da nossa abordagem da realidade.

Existe uma biologia urbana, uma evolução urbana; existe a possibilidade de estudar e medir o incrível número de soluções produzidas pela natureza em bilhões de anos de evolução para atender às nossas necessidades. Não é uma solução nem utópica nem banal. Na verdade, é uma possibilidade concreta: aqui nós fazemos patentes! São patentes produzidas estudando a natureza e usadas para melhorar a vida das pessoas, como, por exemplo, melhorar a qualidade do ar nos nossos edifícios.

Há anos o senhor divulga as soluções que nos explicou e que entendemos ser aplicáveis desde já. Trata-se de salvar o nosso planeta; é uma urgência. Por curiosidade: algum ministro já entrou em contato com o senhor?

Algumas vezes isso aconteceu; os vários ministros que se sucederam me pediram sugestões segundo a minha visão. Que isso depois tenha se concretizado nos fatos é outra história.

Desde 2021, por iniciativa da Presidência do Conselho de Ministros, o senhor e Stefano Boeri são, respectivamente, diretor científico e presidente da Fundação para o Futuro das Cidades. Parece uma boa oportunidade.

A Fundação se ocupa de encontrar soluções para as cidades do futuro — que são as cidades de hoje — para responder, com soluções naturais, ao problema das mudanças climáticas. É um centro de pesquisa muito inovador, onde sociologia, botânica e arquitetura, economia e engenharia de transportes colaboram para encontrar soluções.

Não há nenhuma disciplina científica que possa ficar de fora do estudo e da melhoria do nosso habitat. Esperamos que essas soluções sejam acolhidas pela política e se tornem realidade. Infelizmente, existe a ideia de que quem faz pesquisa é algo abstrato, quando, na verdade, a pesquisa é a coisa mais prática que existe; e, se quisermos realmente mudar o mundo, precisamos investir em pesquisa.

Esta entrevista foi publicada originalmente em Lifegate.

Bibliografia

  • Teste da Lay  –  Teste da Lay
  • Teste da Lay 2  –  Teste da Lay 2

Notas

  1. Essa é uma nota
  2. Essa é outra nota