No entanto, exemplos de florestação urbana espalhados pelo mundo existem há décadas. Em Fitópolis, a cidade viva, o senhor cita a cidade de Curitiba, no Brasil, e seu prefeito visionário Jaime Lerner, que, nos anos 1970, de um dia para o outro tornou um bairro inteiro exclusivo para pedestres, então prisioneiro dos carros, plantando centenas de árvores, instalando bancos e acrescentando plantas floridas sempre que cidadãos irritados as roubavam. Hoje, Curitiba ganha prêmios de sustentabilidade e é um modelo no mundo.
A maior parte da humanidade vive nas cidades, e as cidades são lugares muito mais quentes do que o restante do planeta; estamos falando de dados efetivamente medidos, de pelo menos três graus a mais. Isso faz com que, durante o verão, haja ondas de calor cada vez mais longas e intensas, com efeitos práticos na vida das pessoas, porque elas morrem muito mais rapidamente do que antes. Portanto, as administrações das cidades deveriam, obviamente, preocupar-se прежде de tudo com os cidadãos e sua saúde e, assim, reduzir as temperaturas urbanas.
Como fazer isso?
Stefano Mancuso: De vez em quando surgem soluções, como Bill Gates, que propõe lançar na atmosfera partículas que reduziriam a irradiação solar em 3–4–5% do planeta. Evidentemente, são soluções de pessoas que não têm a menor ideia do que é a vida e de quais são as complexidades dos ecossistemas.
Porque é verdade que talvez essas partículas reduzam a irradiação solar, mas as consequências são absolutamente imprevisíveis, e não me sinto à vontade para recomendá-las como experimento! A única solução que realmente consegue baixar a temperatura de uma cidade é cobri-la de árvores.
Porque, se por um lado as árvores limitam parcialmente a irradiação ao fornecer sombra, por outro, de forma significativa, produzem o efeito de um ar-condicionado. Se colocadas nas posições certas e em quantidades adequadas, conseguem reduzir a temperatura em vários graus — até 5–6 graus a menos — o que muda completamente a perspectiva de uma cidade.
Não por acaso o senhor fala em bosques urbanos e em ruas das árvores. Isso não é exagero? Para nos salvar, nossas cidades deveriam se tornar isso?
É preciso bom senso e, novamente, coragem. Quando não há mais espaço, é preciso perguntar como ele foi utilizado. Ver-se-á que a maior parte é ocupada por edifícios que não podem ser mexidos, mas depois há cerca de 30% constituídos por vias impermeáveis, asfaltadas, que são o reino dos carros.
É realmente necessário, em 2024, que 30% de uma cidade seja dedicado ao transporte automobilístico e que o trânsito de pessoas seja proibido? Essa é uma questão paradoxal! Deveríamos ter a coragem, uma visão que nos permita fechar uma parte significativa das nossas ruas, nivelá-las, retirar o asfalto e colocar rios de árvores. Mas o que é preciso fazer é algo ainda mais ambicioso.
Quando olhamos as fotos das nossas praças — por exemplo, a Praça do Duomo, em Milão, a Praça do Plebiscito, em Nápoles, a Praça Pitti, em Florença, a Praça do Povo, em Roma — apenas trinta ou quarenta anos atrás eram estacionamentos a céu aberto, uma extensão de carros. Hoje, ao olhar essas fotos, parece realmente que estamos vendo restos de um passado bárbaro, em que estávamos obnubilados pela paixão pelos automóveis a ponto de destruir nossas cidades; e, no entanto, estamos falando de poucos anos atrás.
Assim, da mesma forma, se começássemos a fechar nossas ruas, em poucos anos ninguém mais perceberia isso, e seria normal viver em ruas das árvores!












