curta-circuito
Aos jovens socialistas e comunistas que querem pensar
Por ubu
A questão do perigo de guerra preocupa profundamente a juventude no momento. E com razão, pois trata-se, antes de tudo, de suas próprias vidas. A questão da guerra é o primeiro ponto da pauta do congresso das juventudes socialistas em Copenhague.
Nós, marxistas revolucionários, rejeitamos completamente as receitas contra a guerra dadas pelos líderes da II e III Internacional. Eles pregam o desarmamento e a “conciliação” pela Sociedade das Nações. Isso significa que eles acreditam na possibilidade de mudar a essência do capitalismo por meio de reformas pacíficas, pois a luta armada entre Estados capitalistas faz parte da essência do capitalismo, assim como a concorrência entre os diferentes capitalistas ou entre seus trustes. Existem pessoas que se intitulam socialistas ou comunistas, que qualificam o Estado capitalista como uma instituição totalmente imperialista e que acreditam, ao mesmo tempo, na Sociedade das Nações, ou seja, na Bolsa dos Estados imperialistas.
Para o marxista, a luta contra a guerra coincide com a luta contra o imperialismo. O meio dessa luta não é o “desarmamento geral”, mas o armamento do proletariado para a aniquilação revolucionária da burguesia e o estabelecimento de um Estado operário. Nosso slogan não é: Sociedade das Nações, mas Estados Unidos soviéticos da Europa e do mundo inteiro!
Hoje vemos como, na França, os reformistas e os assim chamados “comunistas” (na verdade, estalinistas) fizeram uma aliança com os radicais para lutar, ao que parece, contra o fascismo e a guerra. Quem são os radicais? Um partido decididamente imperialista que guarda o Tratado de Versalhes e o império colonial francês. Como é possível lutar em conjunto com um partido imperialista contra a guerra imperialista?
É claro que os radicais gostam de falar sobre a paz. Hitler também se esforça em prol da paz. Porque todos eles são a favor da paz: os padres, os banqueiros, os generais. Mas o que realmente significa o pacifismo dos governos e dos partidos burgueses? Uma hipocrisia infame. Qualquer bandido prefere, se possível, roubar a bolsa de sua vítima “pacificamente”, sem tirar-lhe a vida. Mussolini preferiria, evidentemente, conquistar a Abissínia de maneira “pacífica”, ou seja, sem os custos e as vítimas de uma guerra. A Inglaterra e a França gostariam de desfrutar de seus saques em “paz”. Mas cuidado com quem os incomoda! Nisso consiste o amor pela paz dos capitalistas.
O pacifismo pequeno-burguês é geralmente sincero, mas tanto mais cego e impotente. Pois, no fundo, não é nada mais do que a fé do camponês ou do pequeno comerciante na possibilidade de melhorar a classe dominante, de desarmar os grandes bandidos imperialistas e convencê-los a coexistir pacificamente uns com os outros. Apesar de suas boas intenções, o pacifismo pequeno-burguês torna-se um pretexto pelo qual o imperialismo, na hora certa, conquista as massas para fazê-las carne para canhão. Acusamos precisamente os líderes da II e III Internacional de ajudar, por meio de sua política pacifista, o capitalismo a preparar um novo massacre dos povos. Em uma nova guerra, os reformistas e os estalinistas estarão, na maioria dos casos, do lado de seus governos, especialmente na França, na Tchecoslováquia, na Bélgica. Quem realmente quer lutar contra a guerra deve falar claramente ao povo, reunir os militantes sob uma bandeira revolucionária, e essa bandeira é a da IV Internacional.
Entre as duas antigas “Internacionais” que, na realidade, deixaram de existir, e nós, os combatentes da IV Internacional, há várias frações e grupos intermediários que chamamos de centristas.
Este termo não é, como alguns ingênuos pensam, um insulto, mas uma concepção totalmente científica. Chamamos de centristas essas tendências que oscilam entre o marxismo (internacionalismo) e o reformismo (patriotismo), mas que, em sua essência, geralmente estão mais próximas do reformismo. Na França, é a fração da Bataille Socialiste que tem caráter centrista, ligando sua aceitação da defesa nacional à glorificação do pacifismo (Zyromski) e tolerando em sua ala esquerda um internacionalismo vago (Pivert). Tais correntes existem em vários países. Para o período atual, pode-se citar como exemplo típico de centrismo o Partido Operário Socialista Alemão (S.A.P.) [1]. O S.A.P. não é de modo algum uma organização de massa. No entanto, possui funcionários do partido e do sindicato em número considerável, atualmente espalhados como emigrantes por diferentes países. Eles muitas vezes têm uma prática rotineira considerável e alguma educação teórica, mas sua atividade nunca ultrapassa o âmbito das opiniões centristas. É por isso que são contra a IV Internacional. É por isso que lutam contra os partidos e organizações que se reúnem em torno da bandeira da IV Internacional. É por isso que procuram seus amigos à direita. É por isso que sua hostilidade se dirige sempre para a esquerda.
Às vezes, eles afirmam que não são, no fundo, adversários da IV Internacional como tal, mas que a consideram inoportuna. Essa afirmação, no entanto, é sem conteúdo. Pois não se trata de uma questão matemática, mas de uma questão política onde o fator tempo é decisivo. O socialismo também não é “oportuno” enquanto não formos capazes de realizá-lo. Mas escrevemos isso em nossa bandeira, e essa bandeira a carregamos, bem abertamente, diante das massas. Se agora estamos convencidos de que a luta contra a guerra e pelo socialismo exige uma nova reunião da vanguarda proletária em torno de um novo programa, então devemos começar esse trabalho sem demora.
Entre as duas antigas “Internacionais” que, na realidade, deixaram de existir, e nós, os combatentes da IV Internacional, existem várias frações e grupos intermediários que chamamos de centristas.
Esse termo não é, como alguns ingênuos pensam, um insulto, mas uma concepção completamente científica. Chamamos de centristas essas tendências que oscilam entre o marxismo (internacionalismo) e o reformismo (patriotismo), mas que, em sua essência, geralmente estão mais próximas do reformismo. Na França, é a fração da Bataille Socialiste que tem caráter centrista, ligando sua aceitação da defesa nacional à glorificação do pacifismo (Zyromski) e tolerando em sua ala esquerda um internacionalismo vago (Pivert). Tais correntes existem em vários países. Para a época atual, pode-se citar como exemplo típico de centrismo o Partido Operário Socialista Alemão (S.A.P.) [1]. O S.A.P. não é de modo algum uma organização de massa. No entanto, possui funcionários do partido e do sindicato em número considerável, atualmente espalhados como emigrantes por diferentes países. Eles muitas vezes têm uma prática rotineira considerável e alguma educação teórica, mas sua atividade nunca ultrapassa o âmbito das opiniões centristas. É por isso que são contra a IV Internacional. É por isso que lutam contra os partidos e organizações que se reúnem em torno da bandeira da IV Internacional. É por isso que procuram seus amigos à direita. É por isso que sua hostilidade se dirige sempre para a esquerda.
De vez em quando, afirmam que não são, no fundo, adversários da IV Internacional como tal, mas que a consideram inoportuna. Essa afirmação, no entanto, é sem conteúdo. Pois não se trata de uma questão matemática, mas de uma questão política onde o fator tempo é decisivo. O socialismo também não é “oportuno” enquanto não formos capazes de realizá-lo. Mas escrevemos isso em nossa bandeira, e essa bandeira a carregamos, bem abertamente, diante das massas. Se agora estamos convencidos de que a luta contra a guerra e pelo socialismo exige um novo agrupamento da vanguarda proletária em torno de um novo programa, então devemos começar esse trabalho sem demora.
Aquele que hoje, como o S.A.P., é contra a IV Internacional, seus defensores e construtores, demonstra que, consciente ou inconscientemente, quer manter aberta a porta do retorno aos reformistas e patriotas. Essa afirmação pode parecer aos ingênuos como uma manifestação de “sectarismo” ou até mesmo “calúnia”. A mais recente posição do S.A.P. na questão da guerra, absolutamente antimarxista, confirmou nossa apreciação de maneira irrefutável. Aquele que não leu a famosa resolução do S.A.P. sobre “a luta pela paz” deve fazê-lo imediatamente e até aprender de cor algumas frases. Nenhuma fórmula sonora sobre a revolução socialista e a ditadura do proletariado pode dissimular o caráter real, ou seja, pacifista, da política do S.A.P., que quer reunir “todas as forças” para o desarmamento e para a paz, e criar para isso um “comitê mundial”. Aquele que prega que os imperialistas podem, sob a “pressão” das massas, desarmar pacificamente nega, por isso mesmo, a necessidade da revolução proletária. Pois qual revolução pode haver contra a burguesia desarmada? Ao pacifismo na política externa corresponde inevitavelmente o pacifismo na política interna. Alguém pode nos jurar solenemente que é materialista; se, para garantir a salvação de sua alma, vai à igreja na Páscoa, continua sendo, para nós, uma triste vítima do clero. Aquele que junta frases sobre a revolução social a súplicas pacifistas pelo desarmamento não é um revolucionário proletário, mas uma lastimável vítima da superstição pequeno-burguesa.
No entanto, nos dizem frequentemente: no S.A.P. e em organizações semelhantes, não há bons operários de espírito revolucionário que não deveriam ser frontalmente confrontados? Esse argumento também perde o alvo. É totalmente possível e quase certo que existam no S.A.P. e em organizações semelhantes operários que não estão satisfeitos com a política vacilante e evasiva de sua direção. Mas a melhor maneira de ajudar os elementos que podem evoluir é expor sem piedade a política falsa de sua direção. É verdade que, no primeiro momento, os elementos progressistas se sentem feridos. No entanto, a crítica se grava em sua consciência. Então vêm novos fatos que confirmam nossa crítica. E, finalmente, o operário revolucionário honesto dirá a si mesmo: os leninistas tinham razão afinal: eu preciso me unir a eles. É sempre assim que se realiza o desenvolvimento de um partido revolucionário [2]. É assim que a coisa acontecerá desta vez também.
Jovens camaradas e amigos!
Não é por ódio “fanático” e muito menos por hostilidade pessoal que combatemos tudo o que é equívoco, confuso e ambíguo. Nossa época, cruel, poupa muito pouco a sentimentalidade, a indulgência pessoal
Disponível aqui.
Veja outros conteúdos
-

ubu em curso
Mito e profecia na cosmopolítica indígena
Assista às aulas com Eduardo Viveiros de Castro
-

ubu em curso
Astúcia e heroismo na Odisseia
Assista às aulas com Giuliana Ragusa
-

ubu em curso
A catastrofe ancestral do colonialismo
Assista às aulas com Elizabeth Povinelli
-

texto
Desvendando o materialismo-gótico de Mark Fisher
Entenda o principal conceito do livro Constructos flatline
-

ubu em curso
Pensando conceitos políticos de forma crítica: o caso do fascismo
Assista às aulas com Vladimir Safatle
-

ubu em curso
Dipesh Chakrabarty e o planetário
Assista às aulas com Fernando Silva e Silva