logo-circuito-ubu.svg

[Conteúdo] O Antropoceno: a era da humanidade

|

7 minutos de leitura

Com Andrea Wulf (historiador e autor de ‘O Inventor da Natureza’, uma biografia de Alexander von Humboldt), Bruno Latour e Phil Gibbard (geólogo britânico).

O explorador alemão Alexander von Humboldt (1769-1859) foi um dos primeiros a ver como tudo num ecossistema está conectado. Humboldt introduziu a ideia da Terra como um organismo vivo no pensamento ocidental, que acabou se tornando a base para o movimento ambiental posterior. Os geólogos de agora em diante veem o impacto da humanidade em um ritmo crescente: aquecimento climático, sopa de plástico, precipitação nuclear, um suprimento de água perturbado por erosão e areias betuminosas, maiores concentrações de CO2 e menor biodiversidade.

Durante o século passado, a influência da humanidade na Terra e na atmosfera cresceu tanto que, segundo alguns cientistas, tornou-se irreversível. Para nomear essa influência, um grupo de geólogos propôs recentemente o início do Antropoceno em 1950, com o crescimento exponencial da economia fóssil. 

Mas se a humanidade realmente cria seu próprio período geológico, como podemos lidar com isso de maneira adulta, sem confiar em uma crença ingênua, como a capacidade de auto-resolução de Deus ou da natureza? Como a humanidade pode assumir a responsabilidade e se beneficiar de sua influência? Também estamos encontrando soluções para a mudança climática e o esgotamento de nossos recursos minerais aqui na Terra: desde o cultivo de pepinos no deserto, a mineração de platina no espaço até a regeneração de terras erodidas. Essas descobertas são apenas um bandaid em uma hemorragia ou a humanidade pode moldar o Antropoceno por meio de intervenção tecnológica para encontrarmos um futuro viável?

Conteúdo relacionado à Diante de Gaia.

[wpmem_form login]


Postagens recentes


Veja outras postagens sobre este livro:

[display_search_form]

livro da próxima caixinha

Loucura, linguagem, literatura

Michel Foucault

Faça parte do clube!

Assine o circuito hoje

Fique por dentro do debate contemporâneo

R$ 69,90

/mês

R$ 79,90

/mês

Você tem 0 leituras selecionadas