Por Diana Veneros Ruiz-Tagle
As Conferências Macy foi um dos mais importantes encontros de intelectuais com o objetivo de entender o comportamento humano. Elas são conhecidas por pavimentar o caminho para a Cibernética e a Teoria de Sistemas. Em resumo, eles trouxeram o “pensamento de sistemas” a um grupo de intelectuais transdisciplinar.
As conferências consistiram em dez encontros de professores de diferentes disciplinas que aconteceram em Nova York entre 1946 e 1953. Elas foram organizadas por Warren McCulloch e a Fundação Josiah Macy Jr. O objetivo principal desses encontros era o de construir as bases de uma ciência geral dos trabalhos da mente humana.
A primeira conferência, entitulada “Feedback Mechanisms and Circular Causal Systems in Biological and Social Systems” foi assistida por um grupo de grandes mentes da época:
William Ross Ashby
Gregory Bateson
Julian Bigelow
Heinz von Foerster
Lawrence K. Frank
Ralph W. Gerard
Molly Harrower
Lawrence Kubie
Paul Lazarsfeld
Kurt Lewin
Warren McCulloch
Margaret Mead
John von Neumann
Walter Pitts
Arturo Rosenblueth
Leonard J. Savage
Norbert Wiener
Uma incrível seleção de convidados participou das sessões do Grupo Cibernética durante seus sete anos de existência. Entre eles, Max Horkheimer, da Escola de Frankfurt, e Claude Shannon, “o pai da teoria da informação”.
O início das conferências aconteceu em maio de 1942, quando os participantes-chave se encontraram para trocar ideias, o que criou entusiasmo e motivação para as Conferências Macy alguns anos depois, após a guerra.
Infelizmente há poucos registros das Conferências Macy. Parte disso se deve ao fato que a primeira das cinco conferências nunca foi documentada formalmente em forma de publicações.
Fonte: asc-cybernetics.org
Conteúdo relacionado a O mundo do avesso.