Por Garrett Albert Duncan
O Black Panther Party, nome original Black Panther Party for Self-Defense, foi um partido revolucionário afro-americano, fundado em 1966 em Oakland, Califórnia, por Huey Newton e Bobby Seale. O objetivo original do partido era patrulhar bairros afro-americanos para proteger os moradores de atos de violência policial. Os Panteras Negras acabaram se transformando em um grupo revolucionário marxista que defendia o armamento de todos os afro-americanos, defendia a libertação de todos os afro-americanos da prisão e o pagamento da dívida de compensação aos afro-americanos por séculos de exploração pelos americanos brancos. No seu auge, ao final da década de 1960, os membros do partido somavam cerca de 2.000 pessoas.
Apesar da aprovação da legislação de direitos civis da década de 1960 que seguiu a decisão do Supremo Tribunal dos EUA em Brown v. Board of Education of Topeka (1954), os afro-americanos que moravam nos EUA continuavam sofrendo com a desigualdade econômica e social. A pobreza e os serviços públicos reduzidos caracterizaram esses centros urbanos, onde os moradores estavam sujeitos à más condições de vida, desemprego, problemas crônicos de saúde, violência e meios limitados de mudar suas circunstâncias. Tais condições contribuíram para as revoltas urbanas na década de 1960 (como as do distrito de Watts, em Los Angeles, em 1965, entre outras) e para o aumento do uso da violência policial como uma medida para impor ordem às cidades dos EUA.
Foi nesse contexto, e após o assassinato de Malcolm X em 1965, que os estudantes do Merritt Junior College, Huey P. Newton e Bobby Seale fundaram o Partido dos Panteras Negras para autodefesa em 15 de outubro de 1966, em West Oakland ( oficialmente “Oakland Ocidental”, um distrito da cidade de Oakland), Califórnia. A organização imediatamente procurou se destacar das organizações nacionalistas culturais afro-americanas, como a Associação Universal de Melhoria do Negro e a Nação do Islã, com as quais era comumente comparada. Embora os grupos compartilhassem certas posições filosóficas e características táticas, o Partido dos Panteras Negras e os nacionalistas culturais diferiam em vários pontos básicos. Por exemplo, enquanto os nacionalistas culturais afro-americanos geralmente consideravam todos os brancos como opressores, o Partido dos Panteras Negras distinguia entre brancos racistas e não-racistas e aliava-se a membros progressistas deste último grupo. Além disso, enquanto os nacionalistas culturais geralmente viam todos os afro-americanos oprimidos, o Partido dos Panteras Negras acreditava que os capitalistas e as elites afro-americanas exploravam e oprimiam uns aos outros, particularmente a classe trabalhadora afro-americana.
O Partido dos Panteras Negras ganhou destaque nacional em maio de 1967, quando um pequeno grupo de seus membros marchou armada para a legislatura do estado da Califórnia em Sacramento. Encorajado pela visão de que os afro-americanos tinham o direito constitucional de portar armas (baseado na Segunda Emenda da Constituição dos EUA), o Partido dos Panteras Negras enxergou na legislação uma manobra política para impedir o esforço da organização de combater a brutalidade policial na comunidade de Oakland. As imagens de Panteras Negras armadas que entraram no Capitólio foram complementadas, mais tarde naquele ano, com as notícias da prisão de Newton após um tiroteio com a polícia em que um policial foi morto. Com essa publicidade recém-descoberta, o Partido dos Panteras Negras se baseou em Oakland para uma organização internacional com bases em 48 estados da América do Norte e grupos de apoio no Japão, China, França, Inglaterra, Alemanha, Suécia, Moçambique, África do Sul, Zimbábue , Uruguai e em outros lugares.
Conteúdo relacionado a Armadilha da identidade.
FONTES:
https://www.britannica.com/topic/Black-Panther-Party
https://www.cbsnews.com/pictures/inside-the-black-panthers-photographer-stephen-shames/