curta-circuito
Resenha de Fernando Bogado
Por ubu
Em 1924, León Trótsky publica um trabalho no qual se propõe a discutir o problema da literatura após a classe proletária ter conquistado o poder. Isso não era um assunto trivial para os “vermelhos”: o que fazer com a arte? Deve-se jogar tudo no fogo por ser produto da classe inimiga? Deve-se resgatar algo?
Em “Literatura e Revolução”, Trótsky chega a afirmar que, em algum ponto, a abordagem marxista do problema destaca uma consideração que pode ser útil para avançar sobre o assunto: o marxismo não “incrimina um poeta pelos pensamentos ou sentimentos que expressa” ao analisar sua produção estética, mas pergunta: “A que ordem de sentimentos corresponde, em todas as suas peculiaridades, uma determinada obra de arte? Quais são os pressupostos sociais desses pensamentos e sentimentos?”. Em última análise, qual é o pano de fundo objetivo de algo tão absolutamente pessoal como um sentimento ou pensamento.
“La fuga de Siberia en un trineo de renos”, texto originalmente publicado em 1907 pela editora Shipovnik, detalha, por meio do uso de dois gêneros característicos do século XIX, o epistolar e o diário de viagem, a aventura singular de um jovem Trótsky, que, objetivamente, está escapando de um destino de prisioneiro eterno em um território frio e desolado, montado em um trenó conduzido por um bêbado. O sentimento expresso nestas páginas não é outro senão o da desesperança de quem foge de uma morte certa porque compreende que tem que cumprir um destino histórico e político muito mais importante.
Lev Davídovich Bronstein não era um estranho para a estepe branca siberiana. Entre 1900 e 1902, ele passou metade de uma sentença de quatro anos acompanhado por sua primeira esposa, Aleksandra Sokolóvskaya, e nasceram as duas filhas desta união, Zinaida e Nina (ambas faleceram muito jovens). Foi de lá que Trótsky, Aleksandra e as duas recém-nascidas fugiram: o futuro líder do Exército Vermelho partiria para seu primeiro exílio europeu, onde conheceria sua segunda esposa, Natalia Sedova, e Vladímir Ilich Uliánov, o próprio Lenin.
Como Marx observou pensando em Hegel, a história se repete, e Trótsky novamente cai como prisioneiro das forças do Czar, desta vez em um contexto um tanto mais heróico e, portanto, trágico. Junto com outros quatorze deputados, ele é julgado no chamado “Caso Soviético” e condenado a um exílio indefinido (com a correspondente perda de direitos civis) por ter participado e liderado, durante as semanas de sua existência, o Conselho de Delegados Operários de São Petersburgo, um organismo criado durante a Revolução Russa de 1905.
Como aponta Leonardo Padura em seu prefácio, em “Fuga da Sibéria”, não encontramos as reflexões nem a expressão das ideias de Trótsky. Pelo contrário, encontramos alguém dedicado à ação, relatando a Natalia sobre seus dias na lenta jornada em direção ao seu destino final, Obdorsk, e desenvolvendo um plano que o levaria a permanecer, fingindo uma dor paralisante de ciática, em Beriózov, o último ponto sensato para iniciar o retorno. Um lugar onde ele contratou com extrema cautela um local para levá-lo em um trenó puxado por renas, ou “touros”, como são chamados pelo nativo de Ziranía (hoje República de Komi), Nikifor Ivánovich.
Assim, o leitor se depara, na seção “Ida”, com uma série de cartas que retratam a lentidão da viagem, a opressão da burocracia imperial, a surpresa de encontrar em cada vila uma comitiva local que os espera como celebridades, oferecendo chá, comida e até rublos para sobreviver no exílio, tudo acompanhado por um grupo de guardas que sabem que estão lutando pelo lado dos perdedores e que o deputado operário merece respeito e atenção especial.
Com um olhar um tanto risível e até irônico, Trótsky percebe, à medida que as cartas para Natalia avançam, que o destino de todo condenado à Sibéria é a fuga: talvez ele tenha mais dificuldade devido à atenção que atrai, mas a fuga não é impossível.
“Volta” abandona o tom epistolar para se tornar um diário de viagem que começa onde as cartas terminam: detido em Beriózov, decide ir de trenó até as minas dos Urais, pegar o trem em Bogoslovsky, chegar a Kushva e de lá para uma cidade, outra e outra, até chegar ao ponto de partida, São Petersburgo, e depois a um novo exílio.
Atento às regras do gênero, a epopeia adquire um caráter de peripécia que beira o absurdo, com Nikifor Ivánovich o enganando para lhe dar mais e mais álcool (o vodka que levava, a última garrafa de rum que guarda como um trunfo) a ele e aos ostíacos, ou seja, os habitantes de uma parte do território que compõe a Sibéria Ocidental. Pessoas que surpreendem o revolucionário com seus costumes tão diferentes do mundo russo, do qual só tomam vodka, dinheiro e palavras ruins.
Além disso, tudo é registrado quase como um antropólogo que tenta entender a língua, os costumes e até os códigos desses lugares onde as mulheres cobrem o rosto diante do olhar alheio, embora se encarreguem de todas as tarefas vitais (inclusive, da caça); onde as habitações, precárias e chamadas chum, são abandonadas à medida que é necessário se deslocar de um lugar para outro; e onde as crianças agem com certa felicidade em um local cuja ideia de uma temperatura razoável é de -25 ºC.
“Fuga da Sibéria”, pela primeira vez traduzido para o espanhol, é um livro que revela a “poesia vital” de um homem que representa a união necessária entre literatura e ação, que personifica os ideais específicos da Revolução Russa, e que neste trabalho inicial (publicado no mesmo ano dos eventos sob o pseudônimo “N. Trótsky”), demonstra uma abordagem consistente das formas em função do que se pretende contar: a satírica decadência do mundo imperial, a necessidade de medidas drásticas e aventureiras em busca da mudança histórica, e a surpresa de descobrir, com uma dose de ironia (quase poderíamos dizer: necessária para a sobrevivência), um mundo totalmente novo e estranho.
Em algum ponto, os escritores revolucionários sempre mostraram essa inclinação pela literatura de aventuras, como o “Che” com seus diários permeados pela leitura de Jack London. No entanto, em Trótsky, a essa forma se acrescenta a perspectiva íntima e o sentimento de assombro diante do frio branco siberiano, a simpatia pelos renas e por um condutor bêbado que precisa ser acordado de tempos em tempos em pleno movimento, ou o assombro provocado pelas populações mais distantes das luzes citadinas, com suas estranhas tradições, que despertam ao mesmo tempo compaixão e repúdio. Trotsky viveu e sentiu, no que relata neste livro, aquilo que apontou em “Literatura e Revolução” como a necessidade primordial da criação literária do futuro: “O homem novo não pode ser formado sem uma nova poesia lírica; mas, para criá-la, o poeta deve sentir o mundo de uma maneira nova”.











