[Ubu em curso] Cibernética e extrema-direita, com Letícia Cesarino
Assista à gravação das aulas.
Todos os dias na França, expressa-se uma misoginia reforçada pelo racismo. Seu objetivo é ferir e prejudicar, ofender e violar o mais íntimo. Há os “Sale noiraude”, “Você é uma negra feia, nem mesmo desejável”, e “O que você tem sob o seu véu?”, mas também de maneira mais perversa, mais insidiosa, os “Você está realmente certa de que sabe fazer isso?”, “Você realmente tem as habilidades?”
Sejamos claros: não estamos falando aqui dos racistas que a mídia gosta de destacar, os da extrema-direita. Estamos falando aqui de mulheres e homens que assinam petições humanitárias e denunciam o racismo, que desfilaram em 11 de janeiro, que proclamam em alto e bom som seu amor pela África e pelos africanos, que organizam debates e colóquios sobre “O Outro”, que citam Voltaire, Lévinas ou Ricoeur, mas que estão convencidos, profundamente convencidos, de que sabem melhor o que é bom para “nós”.
Estamos falando aqui mais especificamente do mundo da cultura, dos diretores de teatro, dos encenadores, dos profissionais de museus… todo esse mundo que veicula a ideia de uma cultura francesa fixa e atemporal e olha com ignorância assumida, indiferença ou desprezo, para o que propomos, o que criamos, o que imaginamos.
Sejamos claros: sabemos que essa casta saberá, em algum momento, nos oferecer algumas migalhas, oferecer a uma a direção, a outra um cargo de responsabilidade. Não temos ilusões. Desde sempre, a dominação cultural de um grupo ou classe também se exerce pela adoção pelos dominados da visão de mundo dos dominantes. Estes aceitam então como “natural” o que os oprime e divide.
Que não nos digam que somos muito “sensíveis”. São eles que são sensíveis ao fato de que os privilégios de que desfrutaram – sem nunca questionar os fundamentos desses privilégios (os séculos de colonialismo escravagista e pós-escravagista, a França na África…) – estão sendo questionados novamente, mas desta vez no que eles concebem como “seu” solo, em “seu” país.
Em 22 de maio último, um homem, diretor de teatro, disse a uma diretora de cena e dramaturga: “Você viu sua cara de selvagem, nem mesmo desejável, espécie de negra de merda”. Isso vem após “a macaca”, ameaças de estupro, insultos nas redes sociais, exclusões não ditas (ou ditas). “Selvagem”, “não desejável”, “negra de merda”, “macaca”: o reprimido colonial volta com força.
Esse discurso possui um vocabulário colonial e uma gramática metafórica animal. Optamos por reagir coletivamente a esse ataque direcionado a uma mulher negra, cuja posição contra as persistentes formas de um racismo sorrateiro nesses ambientes perturba profundamente, assim como acontece com outras mulheres não brancas, acadêmicas, jornalistas, artistas e escritoras.
Falamos como mulheres porque sabemos que a misoginia e a negritude têm uma longa história íntima. No entanto, rejeitamos a ordem de nos separar de nossos pais, irmãos, amantes, que são vítimas diárias de ataques racistas e que morrem sob as agressões enquanto seus assassinos permanecem impunes. Nosso feminismo não se limita a buscar igualdade; ele combate um conjunto de opressões.
Observamos que a pós-colonialidade francesa está passando por uma crise que, em parte, provocamos com o objetivo de realizar uma descolonização da “República”. Se queremos que esta recupere seu verdadeiro significado, a “coisa comum”.
Continuaremos a disseminar ideias progressistas, a trabalhar nas margens e nos interstícios, a invadir a linguagem cotidiana, a impor nossos temas e conceitos no debate acadêmico e público.
“Cada geração deve, em uma relativa opacidade, descobrir sua missão, cumpri-la ou traí-la”, escreveu Frantz Fanon.
Na relativa opacidade dos tempos em que vivemos, fazemos nossas estas palavras da poeta Audre Lorde: “Cada mulher possui um arsenal de raivas bem abastecido e potencialmente útil contra essas opressões, pessoais e institucionais, que, por sua vez, desencadearam essa raiva. Direcionada com precisão, a raiva pode se tornar uma poderosa fonte de energia para o progresso e a mudança. E quando falo de mudança, não falo apenas de uma mudança de perspectiva, nem de um alívio temporário, nem da capacidade de sorrir ou se sentir bem. Falo de uma reorganização fundamental e radical dessas premissas que sustentam nossas vidas”.
Continuaremos a assinar petições, protestar, escrever, buscar justiça e agir coletivamente. Não nos deixaremos ser silenciadas. Receberemos aqueles que são solidários com nossa abordagem.
Françoise Vergès e Gerty Dambury, 12 de junho de 2015.
Assista à gravação das aulas.
Conheça os intelectuais que participaram das conferências
O que é um fractal, e como fractais podem nos ajudar a entender o universo? Dois exemplos clássicos de fractais na natureza são o brócolis e os flocos de neve. Eles podem nos dar uma explicação fascinante de como o mundo funciona! Fonte: BBC Conteúdo relacionado a O mundo do avesso [wpmem_form login] Postagens recentes Veja outras postagens sobre este livro: todas as postagens Instagram Facebook Twitter [display_search_form]